top of page

Cultura da paz e cidadania: Advogados atuam contra a violência nas escolas em Goiás

No dia 20 de abril de 2023, circularam pela internet notícias e ameaças de massacres e atentados em escolas. Diante dessa situação preocupante, foi muito inteligente e bonito ver a articulação da OAB e outras entidades para agir não só na proteção dos alunos, mas também para falar sobre paz e cidadania.


OAB vai a escola  Aguas Lindas Advogado Adenilson Santos

Foi assim que o projeto OAB vai às escolas estaduais foi criado, e em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, foram realizadas palestras em mais de 700 escolas em todo o estado, beneficiando mais de 350.000 estudantes. Em Águas Lindas, sete escolas foram beneficiadas e contaram com a presença de palestrantes voluntários da OAB.


O Dr. Adenilson Santos foi um desses voluntários e palestrou no Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, escola em que estudou. Foi uma experiência emocionante e uma grande responsabilidade para ele, que reencontrou até mesmo suas professoras da quinta série. Falar sobre paz e cidadania em um ambiente que lhe é tão familiar foi algo que ele encarou com muito comprometimento.



DR. ADENILSON SANTOS PALESTRANDO NA ESCOLA AYRTON SENNA


Ao lado de sua colega Rosiane Moreira, o Dr. Adenilson levou para os estudantes a reflexão sobre a importância da cultura da paz, do respeito às diferenças e do diálogo como forma de resolver conflitos. Também abordaram a questão do bullying e da violência nas escolas, incentivando os estudantes a denunciar qualquer tipo de agressão.


No Colégio Estadual Maria do Carmo Lima, a palestra foi ministrada pelo Dr. Alef Guerra. Já no Colégio Estadual Cora Carolina, as Dras Soraia Batista e Fernanda Pains foram as palestrantes. No Colégio Estadual Jean Piaget, o Dr. Wagner Melo levou a reflexão sobre paz e cidadania aos estudantes, enquanto no Colégio Estadual Rafael de Souza Barbosa, os Drs/as Gisma Souza, Wagner Melo e Euslane Almeida foram os palestrantes.


A iniciativa da OAB e suas comissões contou com a liderança da presidente da comissão de advocacia jovem em Goiás, Tatiany da Mata, e do presidente da comissão da OAB Jovem de Águas Lindas, Dr. Michael Marinho. Além disso, a atuação do presidente da seccional da OAB no estado de Goiás, Dr. Rafael Lara, demonstra o compromisso da entidade em promover a cultura da paz e da cidadania nas escolas.



A ação da OAB, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, mostrou-se muito efetiva e importante para conscientizar os estudantes sobre a importância da paz e da cidadania na escola. As palestras ministradas pelos advogados voluntários contribuíram para que os alunos se tornassem mais conscientes e engajados em prol de um ambiente escolar mais harmônico e pacífico.


Além disso, é necessário que projetos como esse tenham continuidade, uma vez que há uma série de oportunidades de atuação, não só na prevenção da violência nas escolas, mas também na cobrança das autoridades competentes para solucionar problemas enfrentados pelos alunos e pelo corpo escolar. É papel da advocacia continuar engajada em iniciativas que visem o fortalecimento da educação e a promoção da cultura da paz.

156 visualizações1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Apr 22, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Precisamos proteger nossas crianças. Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼

Like
bottom of page