top of page

UM OLHAR SOBRE OS 5 ANOS INICIAIS DA MINHA CARREIRA NA ADVOCACIA: Lições aprendidas no caminho

Atualizado: 16 de fev. de 2023

A jornada de um advogado é repleta de desafios e aprendizados. Quando iniciei minha carreira, sentia muitas incertezas e dúvidas sobre o futuro.


Foi nesse contexto que, certa vez, ouvi de meu colega e amigo, Dr. Jamilton Júnior, a informação de que "a carreira de um advogado só começa a dar certo depois do quinto ano".



Dr. Jamilton Junior e Dr. Adenilson Santos em 2019 no escritório de Advocacia Adenilson Santos em Águas Lindas de Goiás
Dr. Jamilton Junior e Dr. Adenilson Santos em 2019

Inicialmente, achei um período longo demais, mas agora, completando meu quinto ano como advogado criminalista em 2023, posso compartilhar algumas das minhas reflexões e aprendizados.


Desde minha formatura em 2017, tenho trabalhado arduamente para alcançar meus objetivos e consolidar minha carreira na advocacia. Como todo jovem advogado, enfrentei dificuldades no início, principalmente com a falta de clientes.


No entanto, nunca deixei de atuar, defendendo gratuitamente aqueles que não tinham condições de pagar por um advogado, e atuando como defensor nomeado pelo juiz para quem não tinha condições financeiras.


Busquei constantemente aperfeiçoar-me, seja através de cursos, leituras ou ao estudar com grandes referências no tribunal do júri.


Tive a sorte de aprender com nomes renomados da advocacia criminal, como Mauro Nassif, Mauro de Oliveira Filho, Dani Sales, Ercio Quaresma Firpe, Kakay, Jader Marques, Álvaro Assis, Thiago Almeida e Antônio Linhares.


Agradeço também aos colegas e amigos da advocacia, como Dr. Jonisvaldo José da Conceição e Dra. Oneide de Jesus Silva, verdadeiros amigos que me apoiaram e ajudaram a evoluir na carreira e pessoalmente.


Dr. Adenilson Santos, Kakay e Dr. Jonisvaldo José na Universidade de Direito Largo São Francisco na USP, em 2018..
Dr. Adenilson Santos, Dr. Carlos Almeida Castro (Kakay) e Dr. Jonisvaldo José na Universidade de Direito Largo São Francisco na USP, em 2018.

Por um instante, abdico da modestia para dizer que hoje, sou um advogado reconhecido e respeitado em Águas Lindas de Goiás, atuando em diversas causas criminais. Ainda há muito a aprender e desenvolver, mas estou animado com o futuro e sei que posso contribuir ainda mais para a justiça e para a sociedade.


Vale dizer que eu não esperei completar cinco anos de carreira para ser bem sucedido e feliz na advocacia. Desde o início da minha jornada, procurei viver bem e ser feliz, aproveitando cada passo do caminho. Acredito que a felicidade não é algo que se alcança no futuro, mas sim uma escolha diária que fazemos no presente. E essa escolha envolve aproveitar cada experiência, cada aprendizado e cada conquista ao longo do caminho, como uma oportunidade de crescimento e realização pessoal e profissional. Como disse Margaret Lee Runbeck: "A felicidade não é uma estação onde se chega, mas uma maneira de viajar".


Acredito que a perseverança, a humildade e a gratidão são elementos essenciais para quem deseja ter uma carreira bem-sucedida na advocacia. E como disse Sobral Pinto: "a advocacia é uma profissão sublime que exige a renúncia de interesses pessoais em favor da busca da justiça".


Para os advogados iniciantes na profissão, gostaria de compartilhar algumas dicas que acredito serem valiosas:


  • Pesquise e estude bastante: A advocacia é uma área que requer constante atualização e aperfeiçoamento. Invista em cursos, livros e participação em eventos jurídicos para se manter atualizado e aprimorar seus conhecimentos.


  • Seja seletivo com as pessoas que caminham com você: A advocacia é uma profissão em que a reputação é muito importante. Por isso, escolha bem as pessoas que irão caminhar com você em sua carreira, desde os sócios do escritório até os clientes.


  • Seja sincero com o seu cliente e evite prometer resultados: Muitos advogados iniciantes caem na armadilha de prometer resultados que não podem ser garantidos. Seja sincero com seu cliente sobre as possibilidades do caso e explique as consequências de cada opção disponível.


  • Mantenha a humildade: Por mais que você esteja se destacando em sua carreira, é importante manter a humildade e o respeito pelos colegas, clientes e juízes. A humildade é uma característica fundamental para o sucesso a longo prazo.


  • Acredite em si mesmo: Por fim, acredite em suas capacidades e tenha confiança em sua trajetória. A jornada de um advogado pode ser difícil, mas com perseverança e determinação, é possível alcançar seus objetivos e consolidar uma carreira de sucesso.


Em suma, estes cinco primeiros anos de minha carreira como advogado criminalista foram marcados por desafios, aprendizados e crescimento profissional e pessoal. Aprendi que a perseverança, a humildade e a gratidão são elementos fundamentais para quem deseja ter uma carreira bem-sucedida na advocacia.


E para os jovens advogados que estão começando na carreira, quero deixar algumas dicas valiosas: pesquisem e estudem bastante, sejam seletivos com as pessoas que caminham com você, sejam sinceros com seus clientes, mantenham a humildade e acreditem em si mesmos.


Eu sou um apaixonado pela advocacia e não me vejo fazendo outra coisa. Essa profissão me permite contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, além de desafiar constantemente minha capacidade intelectual e habilidades profissionais.


Portanto, para aqueles que estão iniciando a jornada na advocacia, acreditem em seu potencial e perseverem, pois os desafios e as dificuldades fazem parte do processo. Com dedicação, esforço e paixão pela profissão, é possível construir uma carreira de sucesso e contribuir para a justiça e a sociedade.



63 visualizações2 comentários
bottom of page